CPI da BHTrans #4

Tarifa Zero BH
2 min readJul 2, 2021

Depoimento dos integrantes das CRTTs (Comissões Regionais de Transporte e Trânsito)

Semana passada tivemos não umas, mas DUAS reuniões da CPI da BHTrans. Pela manhã, os vereadores e vereadoras de CMBH ouviram membros das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito, as CRTTs. As comissões são espaços de participação popular criados durante a prefeitura de Patrus Ananias (1992–1996). Existem 9 em toda cidade (uma para cada regional) e seus integrantes podem solicitar melhorias e alterações de trânsito e no sistema de ônibus no bairro.

Na década de 1990, as CRTTs conseguiam, com sucesso, pedir alterações de itinerário, ampliação de horários e até criação de novas linhas de ônibus. Desde o novo contrato de busão, em 2008, esse tipo de pedido é inócuo e sempre rejeitado. Já os pedidos de trânsito — como mudança de sentido de via, sinalização de trânsito, quebra-molas, etc — ainda tem relativa aceitação pela BHTrans. É bom lembrar também que as CRTTs perderam espaço durante o governo de Márcio Lacerda, retomando importância só no final de sua gestão.

Todos os integrantes relataram problemas parecidos: precariedade dos veículos, dificuldades geradas pela ausência dos cobradores, hiperlotação dos ônibus (causando ainda mais insegurança durante a pandemia), poder excessivo das empresas de ônibus e o fato de que as CRTTs NÃO ATENDEM nenhuma demanda sobre transporte público.

Destacamos duas falas importantes: uma delas é do Fábio Alves, do Aglomerado da Serra, integrante da CRTT Centro-Sul. Fábio cita o problema dos micro-ônibus de vilas e favelas: apesar da tarifa ser só R$ 1, a precarização do serviço é enorme e os moradores e moradoras sofrem com a falta de veículos e o não cumprimento do quadro de horários. O sistema, operado pelas concessionárias, quase não se expandiu nos últimos 20 anos.

Outra fala importante foi da Liliane Arouca, integrante da CRTT Oeste. Liliane é cadeirante e traz um importante depoimento sobre a falta de segurança da plataforma elevatória de acesso dos ônibus e sobre a dificuldade que vive todos os dias por causa da retirada dos cobradores, que auxiliavam no embarque e desembarque.

Sigam aqui os próximos capítulos!

#CPIdaBHTrans #transporte #tarifazerobh

--

--

Tarifa Zero BH
Tarifa Zero BH

Written by Tarifa Zero BH

Movimento social de Belo Horizonte. Por um transporte sem catracas.

No responses yet